sábado, 27 de novembro de 2010

..VIDAS PASSADAS...

Quem fui, ontem?
Vazando o veu do esquecimento, indago-me quase que aflitamente:
Principe ou Mendigo?
Santo ou Pecador?
Juiz ou Reu?
Bom ou Mau?
Nenhuma resposta me satisfaz.
Todas sao vagas demais.
Meus familiares, nao sei se foram verdugos ou as pobres vitimas de outrora.
Sei, apenas, que nos suportamos uns aos outros, buscando um clima de coexistencia pacifica.
Vivemos juntos, nem sempre no mesmo plano mental.
Apos tanta indagacao, comecei por contentar-me em ver, nas minhas tendencias mas,o que devo corrigir em mim mesmo.
Devo renovar-me, resignando-me em nao perquirir muito sobre vidas pssadas, a fim de nao quedar-me em delirios de culpa.
Revolver o preterito poderia ser um reacender de odios mal curados, um reavivar de chagas mal cicatrizadas.
Aquela que me amamentou com desvelo poderia ter identificado em mim o seu perseguidor de ontem.
E que faria, entao, se tivesse de ofertar a sua propria seiva a quem lhe trouxe tanta dor?
Nao fui principe, porque tenho tendencia de mendigo.
Santo tambem nao fui, porque sinto o gosto do pecado.
Talvez tenha sido um reu, reclusado justamente.
Importa-me, agora, com boas resolucoes, construir o meu futuro, certo de que nada sera melhor se nao comecar a me esforcar hoje.
*
Roque Jacintho
Livro:-Meditando.

...Aos Filhos do Meu Brasil...
*
Filhos da amada Terra do Cruzeiro,
Onde a bênção do alto se agiganta
Uma pátria de amor, aqui se implanta
Sob as vistas do Excelso Pegureiro.
*
Ao sol fecundo, esvai-se o nevoeiro,
E nívea luz todo o temor espanta,
Nas belezas da fé que sacrossanta,
O amor exibe ao pálio aovissareiro.
*
Unificai-vos, pois á luz da crença,
Sem ódios, sem rancor, sem desavença,
Que o Espiritismo forja tempos novos!....
*
Jamais abandonarei a estrada reta,
Tendo Jesus por Guia e o Bem por meta,
Na vanguarda do amor, servindo aos povos!...
*
"Pedro D'Alcântara"
Psicografia de Francisco Candido Xavier.

Relembrando Chico.....
.....Chico, nessa noite, estava muito fatigado, quando à hora da prece costumeira, aparece-lhe Dona Maria João de Deus.
- Minha mãe, - roga ao espírito carinhoso - como fazer para alcançar a vitória no cumprimento de meus deveres?
- Meu filho, só conheço um remédio - servir.
- Mas e as dificuldades de entendimento com os outros? Como espalhar as bênçãos do Espiritismo com quem não as deseja, se, às vezes, oferecendo o melhor que possuímos, apenas recolhemos pedradas?
- Servir é a solução.
- Entretanto, há pessoas que nos odeiam gratuitamente. Malsinam-nos as melhores intenções detestam-nos sem motivo e dificultam-nos o mínimo trabalho... Que me diz a senhora? Julga que existe algum recurso para fazer a paz entre elas e nós?
- Sim, há um recurso - servir sempre.
- Então, a senhora considera que, para todos os males da vida, esse é o remédio?
- Sim, meu filho, remédio essencial. Sem que aprendamos a servir, ainda mesmo quando tenhamos boas intenções, tudo em nós será simples palavras que o mundo consome...
E, depois de semelhante receita, o Espírito de Dona Maria retirou-se como quem não tinha outro remédio a ensinar.
"Chico Xavier"
*
*
*
"O que voce coloca no coracao alheio, voce retira da propria vida"
Roque Jacintho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário