terça-feira, 11 de maio de 2010

Allan Kardec - Iniciação

O fenômeno espírita é tão velho quanto o mundo. Como doutrina podemos considerar a data de 18 de abril de 1857, como seu marco inicial. Foi naquele dia que apareceu a primeira edição de “O Livro dos Espíritos”, primeiro dos cinco livros que viriam a constituir o “Pentateuco Kardequiano”.

Allan Kardec – Pseudônimo de Hippolyte-Lèon Denizard Rivail, nascido na França, cidade de Lyon, em 3 de outubro de 1804. O menino Rivail fez seus primeiros estudos na França, sendo mais tarde enviado por seus pais à Suíça, onde na cidade de Yverdun cursou a escola do consagrado mestre Pestalozzi, tendo se distinguido de tal maneira, que inúmeras vezes substituiu o professor, quando este viajava para realização de conferências.

Formado, o jovem Rivail voltou para a França, passando a residir em Paris onde, para se manter, traduzia obras do alemão, língua que dominava, para o francês.

Além das traduções, passou a escrever obras didáticas que tiveram grande aceitação na época. Em 1832 casou-se com a professora Amèlie Gabrielle Boudet, sua grande incentivadora.

A vida do casal transcorria sem maiores preocupações, quando em 1854 o Senhor Rivail ouviu de um amigo notícias a respeito de insólitos acontecimentos que ocorriam na França e na Europa e na América, de uma maneira geral.

- Sabes, Rivail? disse-lhe o amigo. – As pessoas reúnem-se em volta das mesas e, após algum tempo, estas começam a se movimentar, sem ajuda dos presentes. Algumas vezes levantam-se até o teto, caindo depois lentamente. Outras vezes percorrem todo o salão, de uma ponta a outra, sem que sejam impulsionadas por alguém!

- É possível – argumentou o Senhor Rivail – que tal fato seja provocado por alguma lei da Física, ainda desconhecida.

- Mas não é só isso – continuou o interlocutor – fazem perguntas à mesa e ela responde!

-Bem, o fato da mesa se movimentar poderia ser atribuído a uma causa física. Mas, se você diz que também responde a perguntas, deve haver uma causa inteligente para o fenômeno. Gostaria de assisti-lo!

Convidado para assistir algumas reuniões na casa da família Baudin, o Senhor Rivail vislumbrou naqueles fenômenos algo de muito sério e, a partir de então, reunindo alguns cadernos com anotações feitas por pessoas mais esclarecidas, incluindo suas próprias observações, passou a publicar os livros básicos da Doutrina Espírita, agora sob o pseudônimo de Allan Kardec, nome de uma de suas encarnações, quando sacerdote druida na antiga Gália, conforme lhe foi revelado por um dos seus mentores espirituais.

Com a publicação de “O Livro dos Espíritos“, o digno professor Rivail dá lugar ao Emissário do Bem, Allan Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário