quarta-feira, 12 de maio de 2010

Calendário - Maio

DIA 01

1864 – O Clero coloca as obras sobre o espiritismo no chamado “Index Librorum Prohibitorum” (índice dos Livros Proibidos).

1880 – Nasce, na cidade de Sacramento - MG, Eurípedes Barsanulfo. Autodidata, lecionava inúmeras disciplinas. Fundou o Colégio Allan Kardec. Médium excepcional, atendia a inúmeros enfermos durante seus desdobramentos.

1911 – É fundado por Ignácio Bittencourt o jornal espírita “Aurora”.

DIA 02

1827 – Nasce Pierre-Gaêtan Leymarie, médium, um dos mais interessados discípulos de Kardec e mais tarde redator-chefe e editor da Revista Espírita.

1980 – Desencarna, em São Paulo, Silvino Canuto Abreu, jornalista, escritor, conferencista e pesquisador espírita.

DIA 03

1892 - Nasce Maria da Cruz Xavier, colaboradora de Eurípedes Barsanulfo.

1949 – Desencarna na Bélgica José Lhome, Presidente da Federação Espírita Belga.

DIA 04

1929 – Desencarna em Londres (Inglaterra) o famoso cientista britânico William Crookes, que realizou sessões de materialização bem documentadas do Espírito Katie King, com a médium Florence Cook. Foi o maior químico da Europa em seu tempo, descobridor do radiômetro o quarto estado da matéria (radiante).

DIA 05

1927 – Nasce, em Feira de Santana - BA, o médium e tribuno espírita Divaldo Pereira Franco. Entre suas obras, criou a Mansão do Caminho, obra assistencial e educativa voltada aos menores, em Salvador. Como psicógrafo, já produziu mais de uma centena de obras que garantem seus programas assistenciais. É o maior tribuno espírita da atualidade.

1964 – É publicado, em 1964, o primeiro livro psicografado por Divaldo Franco, intitulado Messe do Amor, do espírito Joanna de Ângelis.

DIA 06

1939 – É inaugurada, em Tours - França, a Union Spirite Française.

1950 – Desencarna Djalma Montenegro de Farias, jornalista e orador; foi presidente da Federação Espírita Pernambucana.

DIA 07

1856 - Em Paris, Allan Kardec recebe mensagem do Espírito Hahnemann, confirmando sua missão de codificador da nova doutrinas.

1878 - Nasce em Piracicaba - SP Pedro de Camargo, dedicado às tarefas de educação e evangelização espíritas. Autor de vários livros sob o pseudônimo de Vinicius. Dedicou mais de 50 anos à tarefas de educação e evangelização espírita.

1934 – Pelo Decreto-Lei 4.765, a Federação Espírita Brasileira é considerada de utilidade pública.

DIA 08

1852 – Publicado, nos Estados Unidos, o primeiro jornal espiritualista do mundo, o The Spiritual Telegraph, sob o comando de Charles Partridge e do reverendo Dr. S. B. Britan, com várias notícias sobre fenômenos mediúnicos.

DIA 09

1879 – Na Espanha, Amália Domingo Soler assiste pela primeira vez à manifestação do Espírito Padre Germano, seu Guia Espiritual, que lhe estimula a prosseguir na sua grande missão.

1928 – Desencarna um dos fundadores da FEB, Léo Quádrio.

DIA 11

1957 – Em Pedro Leopoldo, MG, o Frei Boaventura Kloppenburg, inimigo declarado do Espiritismo, visita o médium Chico Xavier, sendo recebido com amabilidade.

DIA 13

1849 – Nasce em Edimburgo, Escócia, Elizabeth D’Espérance, grande médium de efeitos físicos. Converteu ao espiritismo inúmeros cientistas que a pesquisaram. Deixou sua autobiografia na obra No País das Sombras. Antônio da Silva Neto, pioneiro do espiritismo no Brasil, publica em 1869 o folheto A Coroa e a Emancipação do Elemento Servil, 19 anos antes Antônio da Silva Neto, num folheto com sugestivo título ”A coroa e a emancipação do elemento servil”, num vibrante libelo apoiado na moral do Cristo e condenando o regime escravista, antecipava a luta que se consagraria com a libertação dos escravos 19 anos depois e quando já Antônio era um dos esforçados espíritas.

1971 – A pintora Tarsila do Amaral declara-se espírita em depoimento no Museu da Imagem e do Som, recebendo de Chico Xavier comunicações do Espírito de seu neto.

DIA 14

1859 – Nascimento de Leonora Piper.

DIA 15

1925 – Realiza-se em Lisboa o 1o. Congresso Espírita Português sob o patrocínio da Federação Espírita Portuguesa.

DIA 16

1918 – Desencarnação de Eusápia Paladino.

DIA 17

1982 – Desencarnação de Humberto Mariotti.

DIA 19

1929 – É fundado o Centro Espírita Terezinha de Jesus, tendo como um dos seus fundadores o Senhor Sebastião Borges, médium receitista.

1973 – É conferido à Francisco Cândido Xavier o título de Cidadão Honorário de São Paulo.

1985 – Em Los Angeles, EUA, desencarna Hemendra Nath Banerjee, que pesquisou vários casos de reencarnação, a qual determinou Memória-Extra-Cerebral.

DIA 20

1857 – Em Paris, França, Allan Kardec envia carta à escritora George Sand, presenteando-a com "O Livro dos Espíritos" e cumprimentando-a pelo trabalho artístico em referência ao homem e sua comunicação com a Espiritualidade.

1877 – Um grupo de dissidentes da Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade funda a Congregação Espírita Anjo Ismael, no Rio de Janeiro.

DIA 21

1874 – Realizada sessão mediúnica de despedida do espírito Katie King, que durante dois anos, em sessões semanais, materializou-se por intermédio da médium Florence Cook para as pesquisas do sábio Sir William Crookes.

1931 – Desencarna, em Aracaju-SE, Martins Peralva.

DIA 22

1859 – Nasce Arthur Conan Doyle, o criador de “Sherlock Holmes”, cujas aventuras são lidas com interesse até hoje. Espírita, autor da obra “A História do Espiritismo”, tornou-se um de seus maiores pesquisadores.

1885 - Desencarna Victor Hugo, grande romancista e adepto da Doutrina dos Espíritos.

1867 - No Rio de Janeiro Dr. Bezerra de Menezes toma posse como deputado geral na Assembléia Geral do Império, com a presença de D. Pedro 11, da Princesa Isabel e de seu marido, Conde D'Eu.

DIA 23

1734 - Nasce, em Iznang, Swabia, Alemanha, Franz Anton Mesmer, o grande estudioso do magnetismo.

1889 - Bezerra de Menezes inicia o estudo sistemático de O Livro dos Espíritos, em sessões públicas semanais, na Federação Espírita Brasileira.

1991 – É conferido à Divaldo Pereira Franco, pela Universidade de Montreal, Canadá, o título de “Doctor Honoris Causa in Humanities”.

DIA 24

1957 – Desencarna o esperantista Francisco Waldomiro Lorenz.

DIA 25

1890 – É lançado por Antônio Gonçalves da Silva, em São Paulo, o jornal Verdade e Luz.

DIA 26

1733 – Nascimento de Franz Anton Mesmer.

1878 – No Rio de Janeiro, RJ, desencarna Francisco de Menezes Dias da Cruz (pai).

DIA 27

1733 – Nasce em Repievka, Rússia, Alexandre Asksakof, pesquisador espírita, autor de várias obras.

1873 – Em Paris, França, desencarna o Barão Luiz de Guldenstube, cientista e pesquisados escandinavo, que muito se interessou pelas materializações luminosas.

DIA 28

1989 – Desencarna em Guaratinguetá, SP, Rafael Américo Ranieri. Por muitos anos foi delegado de polícia, além de jornalista e escritor. Exerceu também a mediunidade, deixando várias obras. Autor do livro Materializações Luminosas.

DIA 30

1431 – Joana d'Arc é sacrificada na fogueira, em Rouen-França, por manifestar mediunidade ostensiva. Em 1920 foi canonizada pelo papa Bento V.

DIA 31

1933 – Bezerra de Menezes escreve ao irmão comunicando ter aderido ao espiritismo.

1939 - Chico Xavier em Belo Horizonte recebe homenagem da Federação das Indústrias de Minas Gerais, na eleição dos “Construtores do Progresso”, com o título de “Fraternidade em Pessoa”.

1968 - Em Zurique, Suíça, desencarna o Dr. E. Muller, pesquisador dos fenômenos mediúnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário