quarta-feira, 12 de maio de 2010

Calendário - Outubro

DIA 01

1923 - Fundada em Buenos Aires, Argentina, a revista La Idea.

1946 - Desencarnação de Meimei.

1995 - Realizado em Brasília (DF), o 1º Congresso Espírita Mundial,com a participação de 34 países: África do Sul, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, EUA, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nicarágua, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Suécia, Suíça, Trinidade e Tobago, Uruguai e Venezuela.

DIA 02

1860 – Data de nascimento, na Espanha, de Angel Aguarod, fundador e presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, presidindo-a até 1927. Como espírita atuou em seu país natal, bem como na Argentina, Paraguai e Brasil, onde passou a residir em Porto Alegre.

1919 – Data de nascimento do médium e escritor espírita, Rafael Américo Raniere. Foi autor de vários livros sobre suas observações.

1998 – Data da abertura do Congresso Espírita Mundial, realizado em Portugal.

DIA 03

1804 – Nasce em Lyon, França, o professor Denizard Hippolyte Léon Rivail, codificador da doutrina espírita. Autor de inúmeros livros de cultura, tradutor em várias línguas, membro de diversas Academias e Sociedades Culturais; mais tarde , adotando o pseudônimo de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo.

1947 – Data de abertura do 1o. Congresso Espírita Pan-Americano, realizado em Buenos Aires, Argentina.

DIA 05

1916 - Desencarna em São Francisco do Sul, Santa Catarina, Joaquim Antônio de S. Thiago, parlamentar, professor e pioneiro espírita naquele estado.

1949 – É assinado, em 1949, na FEB, Rio de Janeiro, o Pacto Áureo, objetivando o fortalecimento e a união dos espíritas. Fruto de inúmeras viagens de sua comissão organizadora. Criando o Conselho Federativo Espírita, como órgão de Unificação do Espiritismo no Brasil. Na atualidade já existe um movimento nacional pela criação da Confederação Espírita Brasileira.

DIA 07

1955 - Desencarna em Porto Alegre, RS, Francisco Spinelli. Desenvolveu, na capital gaúcha, grandes serviços à doutrina espírita, tendo sido presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul. Tomou parte ativa nos trabalhos que promoveram o Pacto Áureo de Unificação Espírita no Brasil.

DIA 09

1861 – É realizado o Auto-de-Fé, em Barcelona, Espanha, ato inquisitorial da Igreja que queimou, em praça pública, cerca de 300 volumes de obras espíritas, enviadas por Allan Kardec ao seu amigo Maurice Lachâtre, livreiro. Este episódio ficou conhecido como o Auto da Fé de Barcelona.

1900 – Nasce em Recife Djalma Montenegro de Farias, em 1900. Foi jornalista, orador e presidente da Federação Espírita Pernambucana.

DIA 10

1865 – Data do desencarne de Francisco Leite Bittencourt Sampaio, médium e escritor. Foi Notável médium receitista.

DIA 11

1966 – Data do desencarne de Pedro de Camargo, mais conhecido como Vinícius. A FEB publica livros de sua autoria, entre outros: "Na Seara do Mestre" e "Nas Pegadas do Mestre". Como escritor voltou-se, de forma especial, para a tarefa de evangelização.

DIA 12

1906 - Nasce em Belém, Pará, América Delgado, médium espírita conhecida pelas mensagens poéticas.

1985 - Realizado em Buenos Aires, Argentina, o 1º Congresso de Periodistas e Escritores Espíritas.

DIA 13

1926 – Desencarna o major Manuel Viana de Carvalho, um dos maiores tribunos espíritas brasileiros. Destacou-se também como o ardoroso defensor da unificação dos centros espíritas, emprestando colaboração valiosa na orientação doutrinária de várias sociedades.

DIA 17

1841 – Nasce na capital do Maranhão, o marechal Francisco Raimundo Ewerton Quadros. Engenheiro, grande propagandista do espiritismo, exerceu também a mediunidade. Foi o primeiro presidente da Federação Espírita Brasileira.

1949 - Frederico Chopin, deixa o corpo físico, ele que como músico possuía também os dotes medianímicos, via Espíritos, ouvia as magnificantes harmonias siderais e cântico extasiante entoado pelas almas resplendentes de luz.

DIA 18

1921 - Nasce na cidade mineira de Congonhas do Campo, José Pedro de Freitas, apelidado de Zé Arigó. Tornou-se conhecido internacionalmente, através de seus recursos mediúnicos, servindo de instrumento ao espírito Dr, Albert Fritz, a partir da segunda metade da década de 50.

DIA 19

1909 – Desencarna na Itália, César Lombroso, criminalista e observador espírita.

DIA 20

1950 – É fundada em Teresina a Federação Espírita do Piauí.

DIA 22

1922 – Nascimento de Meimei.

DIA 23

1918 – Desencarna Pedro Richard, um dos fundadores do Grupo Ismael.

DIA 24

1944 – Desencarna Adelaide Augusta Câmara, conhecida pelo pseudônimo de Aura Celeste, médium de largos recursos e personagem de destaque no espiritismo nacional. Dedicou-se às crianças órfãos e à velhice.

DIA 25

1837 - Nasce em Florianópolis, Santa Catarina, Joaquim Antônio de S. Thiago, divulgador do espiritismo de forma pioneira naquele estado.

1886 - Nascimento de Humberto de Campos.

DIA 26

1943 – Data do desencarne de Luiz Olímpio Guillon Ribeiro, tradutor das obras de Kardec e de Roustaing. Foi presidente da FEB.

DIA 27

1937 – Numa ação arbitrária da policia, sem qualquer justificativa, a FEB é fechada por um período de 3 dias.

DIA 29

1999 - Fundada em Brasília, em 1999, a ABRAME - Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas.

DIA 31

1948 - Realiza-se em São Paulo, o Congresso Brasileiro de Unificação Espírita.

1949 - Tem início a Caravana da Fraternidade. Partiu do Rio de Janeiro com destino ao Norte e Nordeste, visando criar órgãos federativos estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário