terça-feira, 11 de maio de 2010

Calendário - Fevereiro

DIA 01

1834 – Nasce no ano de 1834, na Província de Sergipe, Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, médium espírita, autor dos livros “A Divina Epopéia”, “Do Calvário ao Apocalipse” e “Jesus Perante a Cristandade”, todos publicados pela Federação Espírita Brasileira; foi também Magistrado e Político.

1841 – Nasce, em Buffalo, Estados Unidos, William Henry Davenport, grande médium de efeitos físicos.

1856 – Nasce em Resende, Rio de Janeiro, no ano de 1856, a professora Anália Franco, criadora de várias instituições educativas e de assistência social.

1905 – Nasce, em Pacatuba, (CE), Francisco Peixoto Lins, mais conhecido como Peixotinho, notável médium de efeitos físicos, conhecido, especialmente, pelas materializações luminosas.

DIA 02

1847 – Nascimento de Thomas Alva Edson.

1895 – Desencarna a fundadora do Hospital Psiquiátrico Antonio Luiz Sayão, Dra. Genny Villas Boas Mercatelli.

DIA 03

1953 – Lançada em São Paulo a “Campanha Auta de Souza”, na Federação Espírita do Estado de São Paulo.

DIA 05

1876 – Em Manchester, Inglaterra, são apresentadas moldagens em parafina de mão e pés de espíritos materializados por intermédio do médium William Osley.

DIA 06

1832 – Realiza-se o casamento de Allan Kardec com a professora Amélie Gabrielle Boudet.

1837 – Nasce em Salvador, Bahia, um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil, Julio César Leal.

1843 – Nasce, na Inglaterra, Frederic William Henry Myers, pesquisador de fenômenos mediúnicos.

1915 – Desencarna, no Rio de Janeiro o médico Joaquim Carlos Travassos, a quem o espiritismo nacional deve a primeira tradução, em língua portuguesa, de O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.

DIA 07

1901 – Data do desencarne da poetisa Auta de Souza, na cidade de Natal, RN.

DIA 08

1891 – Nasce em Pernambuco João Pinto de Souza; criou em 1937 a “Hora Espiritualista”, programa radiofônico no Rio de Janeiro.

1836 – Desencarna o Sr. Manoel Porteiro, colaborador do movimento espírita na América do Sul.

DIA 09

1877 – Data de fundação da “Associação Espírita Constância”, em Buenos Ayres, Argentina.

1980 – Desencarna, em Sacramento (MG), Corina Novelino, trabalhadora espírita no campo de assistência social do grupo de Eurípedes Barsanulfo.

1939 – O Romance histórico "Há Dez Mil Anos", iniciado em 24/10/38, ditado pelo Espírito Emmanuel, na psicografia de Francisco Cândido Xavier foi dado como concluído.

DIA 10

1844 – Nasce, na Ilha da Jamaica, Sir William Fletcher Barret, físico, estudioso dos fenômenos psíquicos. Foi presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres.

1979 – Desencarna Luiz Postiglioni, trabalhador espírita na Argentina.

DIA 11

1889 - Nasce em Serravalle-Sevia - Piemonte - Itália, João Ghignone, presidente da Federação Espírita do Paraná por mais de 40 anos.

DIA 12

1809 – Nasce Abraham Lincoln. Foi presidente dos Estados Unidos e realizava sessões mediúnicas na Casa Branca.

1929 – Desencarna o pesquisador da mediunidade de efeitos físicos, Albert von Scherenck-Notzing.

DIA 13

1967 – Desencarna na cidade de Natal, RN, o antigo presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, Abdias Antonio de Oliveira.

DIA 14

1982 – Desencarna em Recife, Pernambuco, o ex-presidente da Cruzada Espírita Pernambucana, Severino Ramos da Fonseca.

1988 – O médium Divaldo Pereira Franco realiza palestra na cidade de Nova Delhi, Índia.

DIA 15

1925 – Cairbar Schutel lança a “Revista Internacional de Espiritismo”

1926 – Desencarna Gabriel Delanne. A Federação Espírita Brasileira publica seus livros que abordam o aspecto científico da Doutrina: “A Alma é Imortal”, “O Espiritismo Perante a Ciência”, “A Evolução Anímica”, “O Fenômeno Espírita”, “A Reencarnação”.

DIA 16

1947 – Desencarna, no Hospital Colônia de Pirapitingui, Jésus Gonçalves, vítima de hanseníase. Poeta, teatrólogo, contraiu a lepra aos 27 anos. Convertido ao Espiritismo, fundou a Sociedade Espírita Santo Agostinho, dentro do próprio leprosário.

DIA 17

1927 – Desencarna o grande mestre João Henrique Pestalozzi. Allan Kardec foi seu discípulo.
- Deixa o corpo carnal o poeta, jornalista, escritor, teatrólogo e humorista Cornélio Pires. Caracterizou sua crença espírita em dois livros: “Coisas do Outro Mundo” e “Onde Estás, ó Morte”, do além pela psicografia de Chico Xavier, “Baú de Casos”, “Retratos da Vida” etc.

DIA 18

1891 – É fundado pelo Dr. Bezerra de Menezes o “Grupo Espírita Regeneração”.

1943 – Desencarna, no Rio de Janeiro, Inácio Bittencourt, médium curador de largos recursos e grande propagandista espírita.

DIA 20

1822 – Desencarna em Salvador, Bahia, a freira Joanna Angélica de Jesus. Hoje, como Joanna de Angelis, trabalha em favor da Humanidade, pelo médium Divaldo Pereira Franco. Morreu assassinada durante uma invasão das tropas portuguesas ao Convento da Lapa (Salvador-BA), por soldados do General Madeira.
- Instalada em Londres, em 1822, a Sociedade de Pesquisas Psíquicas, que contou com os mais famosos cientistas da época entre seus membros.

DIA 23

1977 - Desencarna no Rio de Janeiro, Emiliano Gomes de Mendonça. Foi seminarista da Igreja Prebisteriana que se converteu ao espiritismo ao ler as obras de Kardec, no intento de argumentar contra Vianna de Carvalho.

DIA 24

19XX - O conferencista, médium curador e passista Luiz Burgos Filho, desencarna em Recife (PE). Colaborou em São Paulo na FEESP com Cairbar Schutel no “Clarim” e “Revista Internacional de Espiritismo”.

DIA 26

1802 – Nasce na França o romancista Victor Hugo; era adepto do Espiritismo.

1842 – Nasce Camille Flammarion, astrônomo e divulgador da Doutrina dos Espíritos. A Federação Espírita Brasileira publica seus livros: “Deus na Natureza”, “A Morte e os Seus Mistérios”, “Estela”, “O Fim do Mundo”, entre outros. Médium da codificação e considerado o poeta do espiritismo.

1928 – Desencarna, na França, Henri Sausse, biógrafo de Allan Kardec e ativo integrante do movimento espírita a partir de 1869.

DIA 27

1853 – Nasce no Rio de Janeiro Francisco de Menezes Dias da Cruz. Foi médico Homeopata e presidente da Federação Espírita Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário