quarta-feira, 12 de maio de 2010

Biografia ALLAN KARDEC

ALLAN KARDEC

.

Allan Kardec nasceu a 3 de outubro de 1804 em Lion, França, filho de Jean Baptiste-Antoine Rivail, juiz, e Jeanne Duhamel, sua esposa. O Codificador do Espiritismo recebeu o nome de Hipolite-Léon Denizard Rivail e só mais tarde, após saber que numa vida anterior, entre os druidas, havia se chamado Allan Kardec, ele adotou esse pseudônimo ao assinar “O Livro dos Espíritos”, visando dar um cunho impessoal à Doutrina dos Espíritos.

O menino Rivail fez os estudos primários em Lion e completou seus estudos em Yverdun, na Suíça, com o célebre Professor Pestalozzi, de quem se tornou um dos mais eminentes discípulos. Por diversas vezes substituiu Pestalozzi na direção do Instituto de Yverdun.

Ao completar os estudos era bacharel em Letras e Ciências. Linguista, falava corretamente o alemão, inglês, italiano, espanhol e conhecia bem o holandês. Isento do serviço militar, fundou em Paris, à rua Sèvres, nº 35, uma escola semelhante à de Yverdun.

Casou-se com a professora Amélie Gabrielle Boudet a 6 de fevereiro de 1832. Encarregou-se da escrita contábil de algumas firmas, fez diversas traduções de obras inglesas e alemãs e ainda escreveu gramáticas, aritméticas e livros para estudos pedagógicos superiores. Preparou os cursos de Levy-Àlvares, para alunos de ambos os sexos. Organizou em sua própria casa, à rua Sèvres, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada, que funcionaram nos anos 1835-1840.

Foi premiado, por concurso, pela Academia Real d’Arras em 1831, ao apresentar a tese “Qual o sistema de estudo mais em harmonia com as necessidades da época?” Entre os seus trabalhos publicados constam “Plano para o melhoramento da instrução pública” (1828); “Manual de exames para obtenção dos diplomas de capacidade” (1846) e “Catecismo gramatical da língua francesa” (1848).

Rivail foi professor do Liceu Polimático em 1849 e seguiu sempre publicando obras de valor didático-pedagógico. Em 1854 ouviu falar dos fenômenos que mais tarde classificaria de mediúnicos ou “espíritas”. Após estudar profundamente os ditados mediúnicos e comprovar a natureza espiritual deles, publicou “O Livro dos Espíritos” (1857), resultado da Codificação que fez do ensino dos Espíritos, obtido através de muitos médiuns treinados e residentes em diversas partes do mundo. Depois, vieram outras obras importantíssimas para a Doutrina Espírita, cuja publicação saiu na seguinte ordem:

- O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861);

- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864);

- O CEU E O INFERNO (1865) e

- A GÊNESE (1868).

Existem outras obras complementares de Allan Kardec que podem ser lidas depois. Estas são as fundamentais, as essenciais para o conhecimento espírita.

.

Texto elaborado pelo Centro Espírita “Caminho de Damasco”

União Municipal Espírita de Garça – Garça – São Paulo

Distribuído pela Comunidade Espírita Joanna de Angelis – Ipatinga – Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário