quarta-feira, 12 de maio de 2010

Calendário - Abril

DIA 01

1858 - Data de fundação da Sociedade Espírita de Paris, tendo como fundadores Allan Kardec e outros colaboradores.

DIA 02

1869 - Data do sepultamento, no cemitério de Montmartre, do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec.

1910 - Nasce em Pedro Leopoldo, no Estado de Minas Gerais, o médium Francisco Cândido Xavier.

1918 - Desencarna o Fundador do jornal “La Fraternidad”, e um dos fundadores da Confederação Espírita Argentina, o Sr. Antonio Ugarte.

DIA 03

1947 - Em Curitiba - PR, desencarna Dr. Luiz Parigot de Souza, divulgador da Doutrina Espírita em todo o sul do País.

DIA 04

1919 - Data do desencarne de William Crookes, químico e físico, que durante quatro anos pesquisou a mediunidade de Florence Cook, com as materializações do Espírito Katie King. Foi pesquisador espírita e membro da Academia de Ciências de Londres. Seu livro “Fatos Espíritas”, é publicado pela Federação Espírita Brasileira.

1932 - No Rio de Janeiro - RJ, é publicado o primeiro número do jornal Mundo Espírita, sob direção de Henrique Andrade, jornal depois transferido para a Federação Espírita do Paraná.

DIA 07

1926 - Apresentado no Senado dos Estados Unidos, um projeto de lei de autoria do senador James L. Whitley, dando aos médiuns o direito de exercerem livremente os seus dons mediúnicos.

DIA 08

1888 - Data do nascimento de Paulo Hecker, que se tornaria mais tarde presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

DIA 10

1775 - Nasce na Alemanha o “Pai da Homeopatia”, Christian Friedrich Samuel Hahanemann.

1885 - Desencarna Louis Alphonse Cahagnet, um dos pioneiros do Espiritismo.

1901 - Data do desencarne de Pierre Gaétan Laymarie, em Paris, França, redator-chefe e editor da Revista Espírita substituindo Allan Kardec. Foi médium e discípulo de Kardec.

DIA 11

1900 - No Rio de Janeiro - RJ, desencarna Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, "O Médico dos Pobres", por duas vezes presidente da FEB.

DIA 12

1927 - Desencarna o “Filósofo da Doutrina Espírita”, o francês Leon Denis. A Federação Espírita Brasileira publica várias de suas obras, entre as quais: “Depois da Morte”; “O Problema do Ser, do Destino e da Dor”; “Cristianismo e Espiritismo”; “No Invisível”; “O Porquê da Vida”; “O Grande Enigma”; entre outras.

DIA 13

1931 - Desencarna o fundador do Instituto Metapsíquico Internacional, Jean Louis Mayer.

DIA 14

1917 - Desencarnação de Lázaro Luis Zamenhof.

1949 - Inicia-se a Primeira Feira Nacional do Livro Espírita, no Rio de Janeiro, patrocinada pelo conselho consultivo de Mocidades Espíritas do Brasil, graças ao trabalho de Arthur Lins de Vasconcelos Lopes.

DIA 15

1864 - Em 1864 é lançada em Paris a primeira edição do livro “Imitação do Evangelho”, de Allan Kardec. A partir da segunda edição tomou o nome definitivo de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

1865 - Desencarna em 1865, em Washington, EUA, o presidente norte-americano Abraham Lincoln. Foi espírita e realizava sessões na Casa Branca.

1905 - O médium Domingos Filgueiras é indiciado por exercício ilegal da medicina, por ocasião de uma ação da Saúde Pública, invadindo a Sede da Federação Espírita Brasileira.

DIA 16

1835 - Data do nascimento de Frederico Augusto da Silva, fundador da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

1944 - Desencarna em Paris, França, Alexis Carrel, pensador e pesquisados do fenômenos mediúnicos.

DIA 17

1695 - No México, capital, desencarna Sóror Juana Ines de la Cruz, teóloga e poetisa mexicana; nascida em San Miguel Nepantla, México, em 12 de novembro de 1651; é uma das encarnações conhecidas de Joanna de Ângelis, Guia Espiritual do médium Divaldo Pereira Franco.

1893 - Nasce, em João Pessoa, Severino Luna Freire que trabalhou pelo espiritismo na Paraíba.

DIA 18

1857 - Surge a primeira edição de “O Livro dos Espíritos”. Esta data é considerada como um marco da doutrina.

1957 - Em 1957 surge o primeiro selo espírita do mundo, no Brasil, comemorando o centenário do aparecimento de “O Livro dos Espíritos”.

DIA 19

1862 - Nasce em Portugal, Inácio Bittencourt, médium curador, que se transferiu para o Brasil, tendo destacada atuação no movimento espírita brasileiro.

DIA 20

1890 - Instalado na Federação Espírita Brasileira, por Polydoro Olavo de Santiago, o Departamento de Assistência aos Necessitados.

DIA 21

1889 - Nesta data o Dr. Bezerra de Menezes funda o Centro Espírita do Brasil, e a primeira escola de médiuns, juntamente com Augusto Elias da Silva.

DIA 22

1904 - Desencarna Florence Cook, médium, por intermédio da qual o Espírito Katie King se materializava, dando ensejo ao cientista William Crookes estudar o fenômeno com detalhes.

DIA 23

1923 - Desencarna a médium Anna Prado. O escritor espírita Raymundo Nogueira de Faria, no seu livro “O Trabalho dos Mortos”, editado pela FEB, detalha os fenômenos de efeitos físicos nos quais Anna Prado era o agente mediúnico.

DIA 24

1984 - No Rio de Janeiro - RJ, desencarna Deolindo Amorim, jornalista e escritor que idealizou os Congressos Jornalistas e Escritores Espíritas, a ABRAJEE e o Instituto de Cultura Espírita do Brasil.

DIA 25

1882 - Em Leipzig, Alemanha, desencarna Johann Carl Friedrich Zollner, astrônomo e pesquisador dos fenômenos mediúnicos. É o autor do livro “Provas Científicas da Sobrevivência”.

DIA 27

1929 - Desencarna no Rio de Janeiro, José Machado Tosta. Foi incentivador da criação de colunas espíritas da Imprensa.

DIA 28

1921 - Materializa-se o Espírito Rachel Figner, em presença do pai, Frederico Figner, pela mediunidade de Anna Prado.

DIA 29

1380 - Em Roma, Itália, desencarna a mística dominicana Catarina de Siena, em 1970 considerada Doutora da Igreja.

1909 - Desencarna em Barcelona a médium Amália Domingo Soler.

DIA 30

1856 - Transmitida a Allan Kardec, em 1856, a primeira revelação mediúnica a respeito da missão que haveria de desempenhar.

1864 - Lançamento em Paris de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

1969 - Desencarna em Barra do Piraí, RJ, Sebastião Lasneau que foi poeta cego e um dos criadores das Semanas Espíritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário